O curso tem como objetivo instrumentalizar os alunos para o uso da Escala de Maturidade para a Escolha Profissional – EMEP (de uso exclusivo de psicólogos). O curso é dividido em duas aulas. Na primeira aula serão apresentadas as bases teóricas que respaldaram a construção da escala, os seus usos e materiais. Na segunda aula serão apresentadas, passo a passo,  a forma de aplicação, avaliação e interpretação da escala, com o exemplo de um caso.


O Jogo - Critérios para Escolhas Profissionais, de autoria de Kathia Maria Costa Neiva, é publicado pela Vetor Editora. Seu objetivo é facilitar as escolhas profissionais de jovens ou adultos, promovendo o desenvolvimento da identidade vocacional-ocupacional e da capacidade de decisão autônoma. O jogo permite ampliar o autoconhecimento, refletir sobre as expectativas com relação ao futuro profissional, definir critérios para as escolhas profissionais, identificar profissões ou ocupações relacionadas aos critérios, realizar uma pesquisa orientada sobre a realidade profissional e avaliar criteriosamente as profissões ou ocupações identificadas e pesquisadas.

O curso AIP tem como objetivo apresentar o teste de Avaliação dos Interesses Profissionais,

proporcionando ao profissional da orientação profissional e de carreira, tanto no contexto clínico,

quanto escolar e organizacional, aprofundamento no construto e na prática. Para tanto, os módulos

foram elaborados com instruções de como aplicar e corrigir o instrumento, assim como contempla

orientações de como interpretar quantitativa e qualitativamente os domínios avaliados pelo teste.

Os resultados são ilustrados com casos, afim de facilitar a compreensão do aluno.


A técnica - Como Escolho Escolher – de autoria de Kathia Maria Costa Neiva e publicada pela Vetor Editora, visa identificar o padrão de tomada de decisão em jovens ou adultos, assim como os valores priorizados em situações de escolha, relacionando tais mecanismos a decisões no âmbito profissional. A técnica tem duas versões: uma para adolescentes em fase de primeira escolha e outra para adultos: em reorientação profissional, em fase de escolha de área de atuação profissional ou emprego, em transição de carreira ou preparação para a aposentadoria.  A aplicação é realizada em três etapas: (1) Análise de situações-problema que envolvem uma decisão; (2) Análise de decisões I – padrão de decisão; (3) Análise de decisões II - valores priorizados na tomada de decisões. A técnica pode ser aplicada em intervenções individuais ou em grupo, com duração total (aplicação e discussão) entre 50 e 90’. A utilização deste instrumento é aberta a todos os profissionais cuja tarefa seja a de auxiliar indivíduos a escolher ou planejar sua carreira profissional: orientadores profissionais e de carreira, orientadores educacionais, gestores ou consultores de carreira, coaches de carreira etc.