A memória é um construto avaliado em vários contextos da psicologia por ser um domínio cognitivo de grande relevância na funcionalidade do indivíduo. O teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT) é um dos instrumentos mais utilizados internacionalmente, na avaliação de memória verbal episódica. Ele foi desenvolvido por Rey em 1964 e a adaptação transcultural para o Brasil foi realizada e publicada por Malloy-Diniz e Paula em 2018. O teste avalia diferentes etapas da memória, sendo o instrumento mais abrangente para avaliar esse construto, que temos para a população brasileira. Ele é um instrumento clássico para a avaliação neuropsicológica, mas pode ser utilizado em vários contextos de avaliação. 

Este curso se destina a profissionais que nunca tiveram contato com o teste ou aqueles que pretendem realizar uma atualização e revisão de seu conteúdo. As aulas abordam aspectos teóricos que subsidiam o teste, sua aplicação, correção e interpretação.

Os tópicos são apresentados de forma breve, mas ilustrativa e com o objetivo de permitir que o profissional possa utilizar e analisar o teste corretamente.

Neste curso serão apresentados alguns fundamentos teóricos do instrumento, sua aplicabilidade e escopo, assim como instruções gerais de aplicação, de pontuação e dados normativos (como interpretar tabelas normativas). A aplicação de alguns subtestes será ilustrada com uma criança.


O curso está dividido em 5 módulos. Por fim, um caso será usado para ilustrar este processo de avaliação. O Público Alvo são psicólogos e fonoaudiólogos, assim como graduandos destas áreas.


Neste curso serão apresentados alguns fundamentos teóricos do instrumento, sua aplicabilidade e escopo, assim como instruções gerais de aplicação e de pontuação e como usar as tabelas normativas. Por fim, um caso será usado para ilustrar este processo de avaliação. O curso está dividido em 5 módulos. O público alvo são psicólogos e fonoaudiólogos, assim como graduandos destas áreas.