O curso NEO PI-R básico tem como objetivo apresentar o Inventário de Personalidade NEO Revisado dando orientação de como utilizá-lo na prática profissional. Para tanto, os módulos foram elaborados com instruções de como aplicar e corrigir o instrumento, assim como contempla orientações de como interpretar os domínios avaliados pelo teste. A versão reduzida é apresentada, o NEO FFI-R, e um caso é compartilhado a fim de ilustrar a utilização do teste. Desta forma, espera-se que, ao assistir as aulas, o(a) profissional possa aprender a aplicar e corrigir, assim como compreender os domínios avaliados. 

O curso NEO PI-R avançado tem como objetivo aprofundar os conhecimentos e instruir sobre a interpretação e a utilização do Inventário de Personalidade NEO Revisado. Durante as aulas o modelo do Big Five é discutido, os estudos psicométricos realizados no Brasil são apresentados e é explicada faceta por faceta quanto a conceito e interpretação. No fim, um caso é apresentado a fim de ilustrar a utilização e treinar a interpretação do teste.


Tão importante quanto aplicar corretamente um teste psicológico, é corrigir e analisar adequadamente os resultados, de forma a extrais o máximo de dados possíveis, mas sem extrapolar os aspectos que o teste avalia. Dessa forma, o curso avançado destina-se a profissionais que já conhecem e aplicam o teste, assim como àqueles que já cursaram o curso básico e passaram a utilizar o teste em suas atividades profissionais. Dividido em quatro aulas, este módulo objetiva apresentar possibilidades de integração dos resultados apresentados, seja relacionando-os à diferentes áreas de atuação ou por meio de diferentes resultados que possam mostrar as mesmas características, tais como agressividade, emotividade, impulsividade e ansiedade. Por fim, é discutido um caso real, com o intuito de permitir uma visualização na prática do conteúdo apresentado nas primeiras aulas.


O teste palográfico é um dos mais utilizados em todo o território nacional. De fácil aplicação, tem, por outro lado, uma correção que exige atenção aos detalhes e a necessidade de integrar cada característica avaliada, de modo a extrair um resultado global e coerente.

Permite que sejam identificadas características úteis de serem analisadas nos mais diversos contextos, dentre as quais encontram-se a agressividade e a emotividade. Partindo dessa premissa, o curso EAD do Teste palográfico módulo básico, tem por objetivo abordar o teste desde sua fundamentação teórica e aplicação, passando pela análise quantitativa e culminando na interpretação de seus resultados. 

Já o módulo avançado destina-se a profissionais que realizaram o módulo básico ou conhecem e utilizam o teste em sua prática profissional. Nele, o foco são as questões interpretativas, como a reunião de diferentes aspectos do teste, a identificação de determinadas característica e a apresentação de um estudo de caso.