O curso sobre memória foi baseado no conceito do que é a memória, para que serve, quais os circuitos cerebrais que estão envolvidos bem como os tipos de processos necessários para a sua formação e quais interferem na sua consolidação.


O teste é composto por 1 cartão estímulo contendo itens diversos, os quais o sujeito deve observar e memorizar. Após o período de memorização, o sujeito deve descrever os itens que lembrar, dentro do tempo limite. A correção é realizada pelo total de acertos, avaliação quantitativa e qualitativa. 

Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis para o público-alvo de acordo com sua idade e sexo.

O Teste de Memória de Reconhecimento (TEM-R) avalia a capacidade de identificar qualquer tipo de estímulo ou situação já visualizado ou vivido anteriormente. O teste oferece figuras e palavras para memorizar, e o avaliado deve posteriormente assinalar os estímulos lembrados. O Teste de Memória de Reconhecimento (TEM-R) avalia a capacidade de identificar qualquer tipo de estímulo ou situação já visualizado ou vivido anteriormente. O teste oferece figuras e palavras para memorizar, e o avaliado deve posteriormente assinalar os estímulos lembrados.