O Teste de Atenção Concentrada AC-15 é um teste aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia, de autoria de Efraim Rojas Boccalandro. O AC-15 permite a avaliação da atenção concentrada, possibilitando analisar o rendimento do examinando ao longo de uma tarefa mais longa (15 minutos) e possibilitando verificar a consistência de suas respostas. Além disso, por ser uma tarefa mais longa, pode melhor representar as demandas atencionais do cotidiano. A aplicação, correção e interpretação são rápidas e simples e o AC-15 pode ser utilizado nos contextos clínico, neuropsicológico, escolar e organizacional. Há normas disponíveis para adultos de 16 a 60 anos, considerando diferentes níveis de escolaridade. O curso sobre o AC-15 é composto por dois módulos em que serão abordados o conceito de Atenção, além da aplicação, correção e interpretação dos resultados.

O Teste de Atenção Concentrada (AC) é um teste aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia, de autoria de Suzy Cambraia. A aplicação, correção e interpretação são rápidas e simples e o AC pode ser utilizado nos contextos clínico, de seleção de pessoal e em avaliação para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Há normas disponíveis para todas as regiões brasileiras e por escolaridade. O curso sobre o AC é composto por dois módulos em que serão abordados o conceito de Atenção, além da aplicação, correção e interpretação dos resultados.

Neste curso você aprenderá, no módulo um, sobre o funcionamento do processo cognitivo da atenção. No módulo dois, será apresentado informações no que concerne a introdução, aplicação, correção e interpretação do Teste de Atenção Dividida e Alternada (TEADI e TEALT), utilizando casos clínicos. Ao final dos módulos há materiais complementares sobre o seu uso em diferentes contextos e, ainda, Quizz para fixação do conteúdo aprendido.


Neste curso você aprenderá, no módulo um, sobre o funcionamento do processo cognitivo da atenção. No módulo dois, será apresentado informações no que concerne a introdução, aplicação, correção e interpretação do Teste de Atenção Concentrada (TEACO–FF), por meio de caso clínico. Ao final dos módulos há materiais complementares sobre o seu uso em diferentes contextos e, ainda, Quizz para fixação do conteúdo aprendido.

A Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA) é um teste aprovado pelo CFP (Satepsi), editado pela Vetor Editora e do autor o Fabián Javier Marín Rueda. De simples aplicação e correção, o teste pode ser utilizado em crianças a partir de 6 anos até idosos de 82 anos. A BPA contempla três testes de atenção, sendo eles a Atenção Concentrada, Atenção Dividida e Atenção Alternada. Além dos resultados individualizados de cada um dos tipos de atenção, a BPA mensura a capacidade geral de atenção do avaliado a partir da análise dos três testes em conjunto. A bateria pode ser utilizada na avaliação psicológica em diversos contextos, como o clínico, escolar, organizacional, neuropsicológico, como auxílio ao diagnóstico de TDAH e outras avaliações que se fizerem necessários investigar os aspectos atencionais.