INTRODUÇÃO

Neste curso serão apresentados alguns fundamentos teóricos do instrumento, sua aplicabilidade e escopo, assim como instruções gerais de aplicação, de pontuação e dados normativos (como interpretar tabelas normativas). A aplicação de alguns subtestes será ilustrada com uma criança.
O curso está dividido em 5 módulos. Por fim, um caso será usado para ilustrar este processo de avaliação. O Público Alvo são psicólogos e fonoaudiólogos, assim como graduandos destas áreas.

MÓDULOS DO CURSO

Visão geral do instrumento, seus objetivos, materiais, aplicabilidade, escopo e contextos de aplicação. Apresentação das partes componentes do instrumento e incentivo à leitura detalhada do manual do instrumento. Fundamentos teóricos (neuropsicologia, neuropsicologia cognitiva, do desenvolvimento, avaliação neuropsicológica). Orientação às leituras complementares sugeridas.


Dicas de aplicação, focando na forma de apresentação dos itens em algumas tarefas (como tarefas de span, memória operacional visoespacial). Instruir como marcar no protocolo de registro. A aplicação foi simulada com uma criança.


Dicas gerais de pontuação, salientando para tarefas que geram mais dúvidas sobre sua forma de pontuar (como tarefas de span, tarefas de leitura e escrita, análises qualitativas). Este tópico está dividido em três aulas, em função de sua extensão.

Dicas gerais de pontuação, salientando para tarefas que geram mais dúvidas sobre sua forma de pontuar (como tarefas de span, tarefas de leitura e escrita, análises qualitativas). Este tópico está dividido em três aulas, em função de sua extensão.

Apresentação de um caso, ilustrando o uso do instrumento no processo avaliativo de criança com queixa de dificuldades de leitura.


DOCENTE

Dr Jerusa Fumagalli de Salles

Dr Jerusa Fumagalli de Salles

Minha graduação foi em Fonoaudiologia, na UFSM, há exatos 20 anos. Após este período fiz uma especialização na área de linguagem e em seguida fiz mestrado (1999-2000) e doutorado (2001-2005) em Psicologia do Desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Deste 1998 venho estudando os processos envolvidos nas habilidades de leitura e escrita, assim como nos transtornos (dislexias e disgrafias). Entre 2005 e 2006 fiz um período de pós-doutorado na PUCRS (Prodoc- CAPES). Desde 2006 sou professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, e do Programa de Pós-GRaduação em Psicologia da UFRGS. Neste instituto ministro aulas para os cursos de graduação em psicologia e em fonoaudiologia. Desde 2007 Coordeno o Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (Neurocog). Atualmente sou bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Bolsa Nível 1D). Fui membro em várias gestões da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp). As minhas linhas de pesquisa concentram-se nas áreas de Neurociências e Neuropsicologia Cognitiva. Atuo principalmente com desenvolvimento/adaptação de instrumentos de avaliação das funções neuropsicológicas, Neuropsicologia do desenvolvimento: processos, transtornos e avaliação; Neuropsicologia dos Transtornos de aprendizagem (dislexias, disgrafias, discalculias); Consequências neuropsicológicas em condições neurológicas (AVC).