INTRODUÇÃO
Neste curso serão apresentados alguns
fundamentos teóricos do instrumento, sua aplicabilidade e escopo, assim como
instruções gerais de aplicação, de pontuação e dados normativos (como
interpretar tabelas normativas). A aplicação de alguns subtestes será ilustrada
com uma criança.
O curso está dividido em 5 módulos. Por fim, um caso será usado para ilustrar
este processo de avaliação. O Público Alvo são psicólogos e fonoaudiólogos,
assim como graduandos destas áreas.
MÓDULOS DO CURSO
Visão geral do instrumento, seus objetivos, materiais, aplicabilidade, escopo e contextos de aplicação. Apresentação das partes componentes do instrumento e incentivo à leitura detalhada do manual do instrumento. Fundamentos teóricos (neuropsicologia, neuropsicologia cognitiva, do desenvolvimento, avaliação neuropsicológica). Orientação às leituras complementares sugeridas.
Dicas de aplicação, focando na forma de apresentação dos itens em algumas tarefas (como tarefas de span, memória operacional visoespacial). Instruir como marcar no protocolo de registro. A aplicação foi simulada com uma criança.
Dicas gerais de
pontuação, salientando para tarefas que geram mais dúvidas sobre sua forma de
pontuar (como tarefas de span, tarefas de leitura e escrita, análises
qualitativas). Este tópico está dividido em três aulas, em função de sua
extensão.
Dicas gerais de
pontuação, salientando para tarefas que geram mais dúvidas sobre sua forma de
pontuar (como tarefas de span, tarefas de leitura e escrita, análises
qualitativas). Este tópico está dividido em três aulas, em função de sua
extensão.
Apresentação
de um caso, ilustrando o uso do instrumento no processo avaliativo de criança
com queixa de dificuldades de leitura.
DOCENTE

Dr Jerusa Fumagalli de Salles
Minha graduação foi em Fonoaudiologia, na UFSM,
há exatos 20 anos. Após este período fiz uma especialização na área de
linguagem e em seguida fiz mestrado (1999-2000) e doutorado (2001-2005) em
Psicologia do Desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Deste 1998 venho estudando os processos envolvidos nas habilidades de leitura e
escrita, assim como nos transtornos (dislexias e disgrafias). Entre 2005 e 2006
fiz um período de pós-doutorado na PUCRS (Prodoc- CAPES). Desde 2006 sou
professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Instituto de
Psicologia, Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, e
do Programa de Pós-GRaduação em Psicologia da UFRGS. Neste instituto ministro
aulas para os cursos de graduação em psicologia e em fonoaudiologia. Desde 2007
Coordeno o Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (Neurocog).
Atualmente sou bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Bolsa Nível 1D).
Fui membro em várias gestões da diretoria da Sociedade Brasileira de
Neuropsicologia (SBNp). As minhas linhas de pesquisa concentram-se nas áreas de
Neurociências e Neuropsicologia Cognitiva. Atuo principalmente com
desenvolvimento/adaptação de instrumentos de avaliação das funções
neuropsicológicas, Neuropsicologia do desenvolvimento: processos, transtornos e
avaliação; Neuropsicologia dos Transtornos de aprendizagem (dislexias,
disgrafias, discalculias); Consequências neuropsicológicas em condições
neurológicas (AVC).