O jogo tem como objetivo facilitar as escolhas profissionais de jovens ou adultos, promovendo o desenvolvimento da identidade vocacional-ocupacional e da capacidade de decisão autônoma.
Permite ampliar o autoconhecimento, refletir sobre as expectativas com relação ao futuro profissional, definir
critérios para as escolhas profissionais, identificar profissões ou ocupações relacionadas aos critérios, realizar uma pesquisa orientada sobre a realidade profissional e avaliar criteriosamente as profissões ou ocupações identificadas e pesquisadas.
Pode ser utilizado com jovens ou adultos, em diferentes momentos ou situações da carreira profissional, tais como: adolescentes em fase de primeira escolha profissional, jovens adultos em reorientação profissional, formandos universitários ao escolher a área de trabalho e/ou os projetos pós-universitários, adultos em transição (de emprego, cargo...) ou redirecionamento profissional, indivíduos que pretendem desenvolver uma nova atividade profissional pós-aposentadoria, indivíduos em reinserção profissional (devido a alguma incapacitação que os impede de retornar à mesma atividade profissional).
O jogo pode ser aplicado individualmente ou em grupo, em três etapas:
- Definição de critérios para escolhas profissionais e identificação de profissões/ocupações, com duração entre 40 e 60’;
- Pesquisa da realidade profissional, realizada como tarefa de casa, entre duas sessões e discutida ou complementada (se necessário) em uma sessão, e
- Avaliação das profissões/ocupações que dura entre 30 e 50’, dependendo do número de profissões/ocupações a serem avaliadas e comparadas.
O curso é dividido em dois módulos, compostos por um total de três aulas. No primeiro módulo serão apresentadas as bases teóricas que respaldaram a construção do instrumento, os seus usos e materiais. No segundo, serão apresentadas, passo-a-passo, as etapas de aplicação, análise e discussão do jogo.