Neste curso, você será convidado a repensar a forma que compreendemos os transtornos mentais, explorando um modelo de diagnóstico alternativo que rompe com as limitações dos modelos categóricos tradicionais, como o DSM-5 e a CID-11. Serão discutidos os aspectos históricos do diagnóstico em psicologia, incluindo seus tabus, avanços e transformações ao longo do tempo.
A partir dessa nova perspectiva, será apresentada a Triagem de Psicopatologia para Adultos (TriA), um instrumento de triagem inovador que tem como objetivo identificar possíveis funcionamentos psicopatológicos, baseado no modelo de diagnóstico dimensional: HiTOP (Hierarchical Taxonomy of Psychopathology).
Esse instrumento foi desenvolvido para ser utilizado, principalmente, no contexto clínico ou em um processo inicial de triagem em contextos de avaliação em larga escala, sendo destinado a profissionais que atuam na área de saúde mental. Diferente dos modelos de diagnóstico tradicionais, a TriA não busca categorizar as pessoas, mas, sim, identificar funcionamentos patológicos que possam ajudar o profissional na compreensão de seu paciente, contribuindo para o desenvolvimento de propostas interventivas mais efetivas.