15 Cursos
Lançamentos
Neste curso, conduzido pela professora Ma. Alessandra Kinjo, você será introduzido a importantes instrumentos de avaliação psicológica voltados à compreensão de diferentes aspectos da personalidade e do comportamento humano: NEO PIR/NEO FFI R, ESAVI, STAXI 2 e EPR. Ao longo das aulas, serão abordados os fundamentos teóricos, objetivos, público-alvo, formas de aplicação e orientações práticas de aplicação, correção e interpretação de cada instrumento, com foco no uso ético e técnico dentro da Avaliação Psicológica.
Lançamentos
Sobre o Curso:
Neste curso, você será convidado a conhecer oito instrumentos psicológicos amplamente utilizados para avaliação da atenção e da memória. Conduzido pelo autor de todos os instrumentos abordados ao longo do curso, com exceção do AOL, o professor Dr. Fabián Rueda traz um panorama completo que vai dos fundamentos teóricos, construção e estudos psicométricos até as orientações práticas de aplicação, correção e interpretação. Além disso, você terá acesso a demonstrações práticas na plataforma VOL, que facilitam a compreensão do uso informatizado dos testes.
Lançamentos
Sobre o Curso:
Este curso, ministrado pela professora Dra. Tatiana Nakano, autora dos instrumentos abordados, apresenta três importantes ferramentas voltadas à identificação e avaliação de altas habilidades/superdotação e criatividade infantil: TIAH/S, EICAS-AH/SD e TCFI. Ao longo das aulas, você será introduzido aos objetivos, formas de aplicação e correção de cada instrumento, além de aprender a realizar a interpretação adequada dos resultados com base em exemplos práticos e no uso das tabelas normativas.
Lançamentos
Sobre o Curso:
Este curso apresenta e aprofunda
o conhecimento sobre quatro importantes instrumentos de avaliação psicológica
para crianças e adolescentes: Teste de Desempenho Escolar (TDE-II),
Questionário de Personalidade para Crianças e Adolescentes (EPQ-J), Bateria de
Avaliação do Processamento Numérico e Cálculo (PRO NUM3RO) e Teste de
Habilidades e Conhecimento Pré-Alfabetização (THCP).
Com foco na prática profissional, a Dra. Lisandra Borges conduz uma abordagem
clara e objetiva sobre os fundamentos teóricos, orientações técnicas,
aplicações e correções de cada teste, sempre com exemplos práticos que
facilitam a compreensão e o uso dos instrumentos no dia a dia.
Lançamentos
Neste curso, você será convidado a conhecer três instrumentos psicológicos amplamente utilizados para avaliação da atenção, memória e inteligência: Bateria Diferencial de Atenção (BDA), Instrumento Memória Visual de Placas de Trânsito (MVPT) e Teste de Raciocínio Lógico (TRL). Conduzido pelo autor dos instrumentos, Dr. Fabián Rueda, o curso traz um panorama completo que vai dos fundamentos teóricos, construção e estudos psicométricos até as orientações práticas de aplicação, correção e interpretação. Além disso, você terá acesso a demonstrações práticas na plataforma VOL, que facilitam a compreensão do uso informatizado dos testes.
Lançamentos
Neste curso, você será convidado a conhecer alguns instrumentos psicológicos amplamente utilizados na Psicologia Organizacional e do Trabalho. Ao longo de cinco aulas, serão apresentados e explorados os principais aspectos da Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho (EVENT), da Escala de Autoeficácia no Trabalho (EAE-T), da Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), da Escala de Avaliação do Líder Autêntico (EALA) e da Escala Brasileira de Burnout (EBBURN).
Cada instrumento será abordado de forma detalhada, contemplando objetivo, público-alvo, fundamentação teóricas e tabelas normativas. Além disso, serão oferecidas orientações para aplicação e correção de cada instrumento, com base nos respectivos manuais técnicos.
Lançamentos
Neste curso, você será convidado a conhecer alguns instrumentos psicológicos amplamente utilizados na prática clínica: as Escalas Baptistas de Depressão (EBADEP) e o Inventário de Percepção de Suporte Familiar (IPSF).
A Família EBADEP contempla versões específicas para diferentes públicos – crianças, adolescentes, adultos, idosos e contextos relacionados à saúde – e oferecem uma avaliação precisa da sintomatologia depressiva. Já o IPSF permite investigar a percepção do indivíduo em relação ao suporte recebido de sua rede familiar, oferecendo subsídios valiosos para a compreensão do funcionamento emocional e relacional do paciente.
Ao longo do curso, você será introduzido às características desses instrumentos, às diretrizes de aplicação, correção e interpretação. Além disso, as aulas oferecem uma abordagem focada na aplicabilidade dos instrumentos e em seus diferenciais, proporcionando uma melhor compreensão para suas utilizações na prática profissional.
Lançamentos
Este curso tem como objetivo apresentar três importantesinstrumentos psicológicos voltados à avaliação de aspectos distintos, porémcomplementares, do funcionamento humano: personalidade, aprendizagem ecriatividade. São eles: a Escala Fatorial de Neuroticismo – Revisada (EFN-R), oTeste para Identificação de Sinais de Dislexia (TISD) e o recém-lançado Testede Criatividade Figural – Versão Adolescentes e Adultos (TCF-AA).
A EFN-R é um instrumento que avalia o traço de neuroticismo,com base no modelo dos Cinco Grandes Fatores da personalidade, em pessoas de 18a 75 anos com ao menos Ensino Médio incompleto. Já o TISD foi desenvolvido paraidentificar sinais de desempenho escolar e neurocognitivos de dislexia, emcrianças e adolescentes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, favorecendo oencaminhamento para uma avaliação multi/interdisciplinar mais completa.
O curso também trará uma apresentação do TCF-AA, uminstrumento inovador voltado à avaliação da criatividade figural emadolescentes, adultos e idosos. Este teste amplia as possibilidades deinvestigação psicológica da criatividade nessa nova população-alvo, oferecendouma abordagem atualizada e alinhada às demandas contemporâneas da avaliação.
Ao longo do curso, os participantes aprenderão sobre osfundamentos teóricos e psicométricos de cada instrumento, além de aspectospráticos de aplicação, correção e interpretação, proporcionando uma melhorcompreensão para suas utilizações na prática profissional.
Lançamentos
Neste curso, você será convidado a conhecer trêsinstrumentos psicológicos amplamente utilizados na prática clínica: a EscalaBrasileira de Apego Adulto (EBRAPEG-A), a Escala de Riscos para o Suicídio(RISC) e Escala de Qualidade de Vida da Pessoa Idosa (EQVI). Ele tem comofinalidade oferecer ao profissional da Psicologia e aos estudantes da área umaoportunidade de ampliar seu repertório técnico, desenvolver habilidades deavaliação psicológica com maior segurança e aprofundar a compreensão sobre temascomo vínculos afetivos, risco suicida e qualidade de vida na velhice.
A EBRAPEG-A é um instrumento baseado na teoria do apego,desenvolvido para avaliar diferentes estilos de apego em adultos, de 18 a 70anos, proporcionando uma melhor compreensão da qualidade dos vínculos afetivose seu impacto no bem-estar emocional e psicológico do sujeito ao longo da vida.
A RISC, por sua vez, é uma escala fundamental para aavaliação de risco de suicídio, em pessoas entre 18 e 78 anos, contemplandofatores de risco históricos, emocionais e contextuais. Trata-se de umaferramenta estruturada e objetiva, que oferece suporte ao psicológico sobre osaspectos inerentes aos comportamentos suicidas, auxiliando um melhortratamento.
Já a EQVI tem como foco a avaliação da percepção dequalidade de vida em pessoas idosas, entre 60 e 93 anos de idade, abrangendoaspectos físicos, psicológicos, sociais e ambientais. É uma escala importantepara subsidiar intervenções voltadas à promoção do bem-estar e saúde mental naterceira idade.
Lançamentos
Neste curso, você será convidado a conhecer doisinstrumentos psicológicos amplamente utilizados na prática clínica: o TesteGestáltico Visomotor de Bender e as Escalas de Desregulação Emocional.
O primeiro instrumento, Teste Gestáltico Visomotor deBender, tem como propósito avaliar a maturidade perceptomotora de crianças,entre 6 e 10 anos, por meio da realização de dez desenhos. Enquanto as Escalasde Desregulação Emocional visam avaliar o processo de desregulação emocionalfrente a eventos que geram tristeza, bem como as estratégias de regulaçãoemocional realizadas em diferentes faixas etárias. A versão infantojuvenil(EDE-IJ) é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, enquanto a versãoadulta (EDE-A) é voltada para indivíduos de 18 a 59 anos.
Ao longo desse curso serão abordadas as principaiscaracterísticas, diferenciais, aplicações, correções e interpretações de ambosos instrumentos, proporcionando uma melhor compreensão para suas utilizações naprática profissional.
Lançamentos
Neste curso, você será convidado a repensar a forma que compreendemos os transtornos mentais, explorando um modelo de diagnóstico alternativo que rompe com as limitações dos modelos categóricos tradicionais, como o DSM-5 e a CID-11. Serão discutidos os aspectos históricos do diagnóstico em psicologia, incluindo seus tabus, avanços e transformações ao longo do tempo.
A partir dessa nova perspectiva, será apresentada a Triagem de Psicopatologia para Adultos (TriA), um instrumento de triagem inovador que tem como objetivo identificar possíveis funcionamentos psicopatológicos, baseado no modelo de diagnóstico dimensional: HiTOP (Hierarchical Taxonomy of Psychopathology).
Esse instrumento foi desenvolvido para ser utilizado, principalmente, no contexto clínico ou em um processo inicial de triagem em contextos de avaliação em larga escala, sendo destinado a profissionais que atuam na área de saúde mental. Diferente dos modelos de diagnóstico tradicionais, a TriA não busca categorizar as pessoas, mas, sim, identificar funcionamentos patológicos que possam ajudar o profissional na compreensão de seu paciente, contribuindo para o desenvolvimento de propostas interventivas mais efetivas.