Ir para o conteúdo principal

10 Cursos

Instrumentos de Avaliação em Psicologia Organizacional e do Trabalho e outros contextos
Lançamentos
Ver curso

Lançamentos

Instrumentos de Avaliação em Psicologia Organizacional e do Trabalho e outros contextos

Neste curso, você será convidado a conhecer alguns instrumentos psicológicos amplamente utilizados na Psicologia Organizacional e do Trabalho. Ao longo de cinco aulas, serão apresentados e explorados os principais aspectos da Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho (EVENT), da Escala de Autoeficácia no Trabalho (EAE-T), da Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), da Escala de Avaliação do Líder Autêntico (EALA) e da Escala Brasileira de Burnout (EBBURN).

Cada instrumento será abordado de forma detalhada, contemplando objetivo, público-alvo, fundamentação teóricas e tabelas normativas. Além disso, serão oferecidas orientações para aplicação e correção de cada instrumento, com base nos respectivos manuais técnicos.


  • (1)
  • Escalas Baptistas de Depressão e Inventário de Percepção de Suporte Familiar
    Lançamentos
    Ver curso

    Lançamentos

    Escalas Baptistas de Depressão e Inventário de Percepção de Suporte Familiar

    Neste curso, você será convidado a conhecer alguns instrumentos psicológicos amplamente utilizados na prática clínica: as Escalas Baptistas de Depressão (EBADEP) e o Inventário de Percepção de Suporte Familiar (IPSF).

    A Família EBADEP contempla versões específicas para diferentes públicos – crianças, adolescentes, adultos, idosos e contextos relacionados à saúde – e oferecem uma avaliação precisa da sintomatologia depressiva. Já o IPSF permite investigar a percepção do indivíduo em relação ao suporte recebido de sua rede familiar, oferecendo subsídios valiosos para a compreensão do funcionamento emocional e relacional do paciente.

    Ao longo do curso, você será introduzido às características desses instrumentos, às diretrizes de aplicação, correção e interpretação. Além disso, as aulas oferecem uma abordagem focada na aplicabilidade dos instrumentos e em seus diferenciais, proporcionando uma melhor compreensão para suas utilizações na prática profissional.


  • (1)
  • EFN-R, TISD e TCF-AA
    Lançamentos
    Ver curso

    Lançamentos

    EFN-R, TISD e TCF-AA

    Este curso tem como objetivo apresentar três importantesinstrumentos psicológicos voltados à avaliação de aspectos distintos, porémcomplementares, do funcionamento humano: personalidade, aprendizagem ecriatividade. São eles: a Escala Fatorial de Neuroticismo – Revisada (EFN-R), oTeste para Identificação de Sinais de Dislexia (TISD) e o recém-lançado Testede Criatividade Figural – Versão Adolescentes e Adultos (TCF-AA).

    A EFN-R é um instrumento que avalia o traço de neuroticismo,com base no modelo dos Cinco Grandes Fatores da personalidade, em pessoas de 18a 75 anos com ao menos Ensino Médio incompleto. Já o TISD foi desenvolvido paraidentificar sinais de desempenho escolar e neurocognitivos de dislexia, emcrianças e adolescentes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, favorecendo oencaminhamento para uma avaliação multi/interdisciplinar mais completa.

    O curso também trará uma apresentação do TCF-AA, uminstrumento inovador voltado à avaliação da criatividade figural emadolescentes, adultos e idosos. Este teste amplia as possibilidades deinvestigação psicológica da criatividade nessa nova população-alvo, oferecendouma abordagem atualizada e alinhada às demandas contemporâneas da avaliação.

    Ao longo do curso, os participantes aprenderão sobre osfundamentos teóricos e psicométricos de cada instrumento, além de aspectospráticos de aplicação, correção e interpretação, proporcionando uma melhorcompreensão para suas utilizações na prática profissional.


  • (1)
  • EBRAPEG-A, RISC e EQVI
    Lançamentos
    Ver curso

    Lançamentos

    EBRAPEG-A, RISC e EQVI

    Neste curso, você será convidado a conhecer trêsinstrumentos psicológicos amplamente utilizados na prática clínica: a EscalaBrasileira de Apego Adulto (EBRAPEG-A), a Escala de Riscos para o Suicídio(RISC) e Escala de Qualidade de Vida da Pessoa Idosa (EQVI). Ele tem comofinalidade oferecer ao profissional da Psicologia e aos estudantes da área umaoportunidade de ampliar seu repertório técnico, desenvolver habilidades deavaliação psicológica com maior segurança e aprofundar a compreensão sobre temascomo vínculos afetivos, risco suicida e qualidade de vida na velhice.

    A EBRAPEG-A é um instrumento baseado na teoria do apego,desenvolvido para avaliar diferentes estilos de apego em adultos, de 18 a 70anos, proporcionando uma melhor compreensão da qualidade dos vínculos afetivose seu impacto no bem-estar emocional e psicológico do sujeito ao longo da vida.

    A RISC, por sua vez, é uma escala fundamental para aavaliação de risco de suicídio, em pessoas entre 18 e 78 anos, contemplandofatores de risco históricos, emocionais e contextuais. Trata-se de umaferramenta estruturada e objetiva, que oferece suporte ao psicológico sobre osaspectos inerentes aos comportamentos suicidas, auxiliando um melhortratamento. 

    Já a EQVI tem como foco a avaliação da percepção dequalidade de vida em pessoas idosas, entre 60 e 93 anos de idade, abrangendoaspectos físicos, psicológicos, sociais e ambientais. É uma escala importantepara subsidiar intervenções voltadas à promoção do bem-estar e saúde mental naterceira idade.


  • (1)
  • Teste Gestáltico Visomotor de Bender & Escala de Desregulação Emocional
    Lançamentos
    Ver curso

    Lançamentos

    Teste Gestáltico Visomotor de Bender & Escala de Desregulação Emocional

    Neste curso, você será convidado a conhecer doisinstrumentos psicológicos amplamente utilizados na prática clínica: o TesteGestáltico Visomotor de Bender e as Escalas de Desregulação Emocional.

    O primeiro instrumento, Teste Gestáltico Visomotor deBender, tem como propósito avaliar a maturidade perceptomotora de crianças,entre 6 e 10 anos, por meio da realização de dez desenhos. Enquanto as Escalasde Desregulação Emocional visam avaliar o processo de desregulação emocionalfrente a eventos que geram tristeza, bem como as estratégias de regulaçãoemocional realizadas em diferentes faixas etárias. A versão infantojuvenil(EDE-IJ) é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, enquanto a versãoadulta (EDE-A) é voltada para indivíduos de 18 a 59 anos.

    Ao longo desse curso serão abordadas as principaiscaracterísticas, diferenciais, aplicações, correções e interpretações de ambosos instrumentos, proporcionando uma melhor compreensão para suas utilizações naprática profissional.


  • (1)
  • Modelos diagnósticos atuais: limitações e modelos alternativos | Escala TriA
    Lançamentos
    Ver curso

    Lançamentos

    Modelos diagnósticos atuais: limitações e modelos alternativos | Escala TriA

    Neste curso, você será convidado a repensar a forma que compreendemos os transtornos mentais, explorando um modelo de diagnóstico alternativo que rompe com as limitações dos modelos categóricos tradicionais, como o DSM-5 e a CID-11. Serão discutidos os aspectos históricos do diagnóstico em psicologia, incluindo seus tabus, avanços e transformações ao longo do tempo.

    A partir dessa nova perspectiva, será apresentada a Triagem de Psicopatologia para Adultos (TriA), um instrumento de triagem inovador que tem como objetivo identificar possíveis funcionamentos psicopatológicos, baseado no modelo de diagnóstico dimensional: HiTOP (Hierarchical Taxonomy of Psychopathology).

    Esse instrumento foi desenvolvido para ser utilizado, principalmente, no contexto clínico ou em um processo inicial de triagem em contextos de avaliação em larga escala, sendo destinado a profissionais que atuam na área de saúde mental. Diferente dos modelos de diagnóstico tradicionais, a TriA não busca categorizar as pessoas, mas, sim, identificar funcionamentos patológicos que possam ajudar o profissional na compreensão de seu paciente, contribuindo para o desenvolvimento de propostas interventivas mais efetivas.


  • (1)